Qual a diferença entre os dois?


MDF


O MDF (Medium Density Fiberboard ou Painel de Fibra de Média Densidade) é feito através de fibras de madeira de cultivo florestal dispostas uniformemente em linha contínua de última geração, formando um painel homogêneo com característica ideal para utilizações com usinagens em baixo relevo.

Disponível para Estruturas, Portas, Frentes, Painéis, Prateleiras e Tampos, nas seguintes espessuras: 15mm, 18mm, 25mm.

MDP


O MDP (Medium Density Particleboard ou Painel de Partícula de Média Densidade) é feito com madeira de cultivo florestal, sendo produzido em linha continua de última geração através de partículas selecionadas e separadas em camadas, garantindo melhor estabilidade ao painel, melhor resistência ao empenamento, melhor fixação de parafusos e maior resistência à umidade em relação ao MDF. As partículas menores na superfície, compactadas em ALTA DENSIDADE, deixam o MDP com excelente acabamento para receber pintura e qualquer tipo de revestimento. A alta tecnologia utilizada na fabricação do MDP, o torna um painel de ótimo custo/benefício, sendo o produto mais vendido no mundo para a fabricação de móveis.

Disponível para Estruturas, Portas, Frentes, Painéis, Prateleiras e Tampos, nas seguintes espessuras: 15mm, 18mm, 25mm.

A qualidade de um móvel está ligada a vários fatores, o principal deles é o CONHECIMENTO. Ter o domínio e saber exatamente qual é o melhor material a ser usado em cada situação, aliado a ferramentas, acessórios corretos e matéria-prima de fornecedores com alta tecnologia, são grande parte da garantia da qualidade do móvel.

Desvendando mitos e verdades:

Qual a diferença entre MDF e MDP?

A qualidade dos produtos fabricados com MDF e MDP é a mesma, o que muda são as características próprias de cada uma destas matérias-primas. O uso do MDP é mais adequado em peças retas como armações, portas, tampos e prateleiras, enquanto o MDF permite todos os tipos de usinagens, podendo receber formas arredondadas e com riqueza de contornos. Portanto, aplicados corretamente, tanto o MDF como o MDP resultarão em um ótimo acabamento, resistência e durabilidade.

Para que tipo de móvel o MDF é indicado?

O MDF permite ampla criatividade no design do móvel, que pode receber formas arredondadas e com riqueza de contornos. Ele recebe facilmente a aplicação tanto de pintura como também revestimentos laminados plásticos. É recomendado para os casos que necessitam usinagens em baixo relevo ou entalhes.

Para que tipo de móvel o MDP é indicado?

O MDP é indicado para a produção de móveis de linhas retas, que não exijam usinagens em baixo relevo ou entalhes. É importante lembrar que o MDP é mundialmente utilizado na fabricação de móveis residenciais em aplicações como estrutura, portas, prateleiras, divisórias, tampos retos ou pós-formados, laterais e frentes de gaveta, enfim, em partes verticais e horizontais do móvel, sem restrições. Possui ainda características físicas que reduzem as possibilidades de empenamento.

Qual dos dois é melhor, MDF ou MDP?

Os dois são ótimas matérias-primas para fabricação de móveis, apenas possuem diferenças técnicas no momento do seu desenvolvimento. Estas diferenças determinam, limitando ou expandido as possibilidades de aplicação, o uso de ambos os produtos.

MDP e Aglomerado são a mesma coisa?

NÃO, o MDP é a evolução tecnológica do antigo aglomerado, resultado de investimentos em novas e avançadas tecnologias de produção, como a prensa contínua. O MDP possui uma superfície bastante fechada e homogênea, fina e de alta densidade, o que resulta em menor absorção de umidade e ótima fixação de ferragens. Na Berneck é produzido em formadoras mecânicas, o que assegura a distribuição perfeita das camadas, tornando-o menos suscetível ao empenamento. O MDP é um painel excepcional, com propriedades mecânicas bastante diferenciadas do antigo aglomerado.

A tecnologia da fabricação do aglomerado é ultrapassada, sendo produzido em prensa de ciclo, gerando painéis com instabilidade dimensional e baixa densidade superficial, não permitindo bom acabamento.

Os painéis são pó de serra colado?

NÃO, pó de serra é um resíduo industrial que não é utilizado na fabricação desses painéis, pois não possui propriedades adequadas, sendo utilizado em sua totalidade para queima. Tanto o MDP como o MDF são produzidos com madeiras de cultivo florestal especialmente para este fim. Os modernos processos de produção, garantem a alta qualidade dos painéis, que são feitos com partículas de madeira de tamanhos e formatos ideais para o MDP e com fibras de madeira de forma homogênea para o MDF.

Pode montar e desmontar várias vezes um móvel produzido com MDP?

SIM, o MDP como matéria-prima de um móvel, pode ser desmontado e montado quantas vezes for necessário. Para isso, deve-se haver a correta utilização dos dispositivos de montagem, assim como ferragens e dobradiças adequadas para cada tipo de painel (MDP, MDF e HDF).

MDP incha com a alta umidade em ambientes como cozinha e banheiros?

NÃO, porém tanto o MDP quanto o MDF são feitos a partir de madeira (suscetível a umidade). portanto é muito importante que TODOS os lados e superfícies dos painéis sejam revestidos, o que evita a absorção da umidade e preserva sua qualidade.

Ambos os painéis, MDP e MDF, se expostos à água por um longo período irão se deteriorar, sendo o MDF mais propenso ao inchamento.

Qual móvel é mais durável: o produzido em MDP ou o produzido em MDF?

A durabilidade do móvel não está ligada ao tipo de painel mas, sim, à correta utilização. Desta forma, os dois painéis terão a mesma durabilidade. O móvel construído em MDP, pelas vantagens citadas anteriormente, proporcionará melhor resultado financeiro para todos.

MDP é usado apenas em móvel popular?

NÃO. O MDP é um produto que segue as normas internacionais da qualidade, sendo utilizado para todos os tipos de móveis e estando presente em todas as indústrias moveleiras de alto padrão do mundo pela sua qualidade tecnológica, e também nas indústrias de móveis populares, por apresentar melhor custo/benefício.

O valor do produto moveleiro está ligado a um conjunto de fatores como design, isolamento das faces e topos, escolha e instalação de ferragens para um bom funcionamento e durabilidade do móvel.

O mais importante é usar de forma correta, conhecendo as características de cada painel, evitando assim desperdícios. O MDP é próprio para qualquer peça que não necessite de baixo relevo.

O MDP aceita quais tipos de revestimento?

O MDP aceita todos os tipos de revestimento: pintura/lacca, BP (melamina), lâmina natural de madeira, PVC, alta pressão CAP), etc.